Os principais tipos de impressoras
Você está precisando de uma impressora, mas a oferta é muita e você não consegue escolher? Pois saiba que você não está sozinho: existem muitos tipos impressora, de tantas marcas, modelos e tipos de impressão diferentes, que essa decisão pode ser mais difícil do que parece. Claro que a escolha por um tipo de impressora depende muito do seu uso diário, se será instalada em um escritório ou em casa, nos custos que estamos dispostos a ter com a peça, etc. Para te ajudar a escolher, listamos os principais tipos de impressoras que existem no mercado atualmente.
Impressora Matricial: foi o primeiro tipo de impressora que surgiu no mercado e ainda é muito utilizada principalmente na impressão de notas fiscais e formulários. O método de impressão destas impressoras é bem parecido com os das máquinas de escrever e elas utilizam o formulário contínuo, um papel especial para este tipo de impressora.
Impressora a Jato de Tinta: esse é o tipo de impressora mais comum e popular que existe no mercado. As impressoras a jato de tinta possuem baixo custo e exigem pouca manutenção. Sendo o tipo mais simples de impressora, surgiram das necessidades cotidianas de pequenas impressões, com poucas folhas, como trabalhos escolares. Seu mecanismo funciona através de cartuchos que lançam gotas de tinta que se fixam sobre o papel.
Impressora bulk ink: Esse é um tipo de impressora popular que vem crescendo no mercado. As impressoras bulk ink ou impressoras com bulk ink instalado (bulk inkjet, bulk ou kit bulk, onde bulk significa “grande quantidade” e ink significa “tinta”, ou seja, “cheio de tinta”) são impressoras de pequeno porte e possuem baixo custo de manutenção. Por ser um sistema contínuo de tinta, o bulk ink possui reservatórios maiores que os cartuchos das impressoras comuns. O bulk ink não agride o ambiente, e, por não ter nenhuma peça descartável, a diminuição de resíduos é menor.
Impressora a Laser: outro tipo de impressora é à laser. Suas principais vantagens são a rapidez e a qualidade da impressão. Seu custo é um pouco elevado em relação às impressoras a jato de tinta, mas, quando pensamos em impressões em larga escala, como as feitas em empresas, o custo por impressão das impressoras a laser diminui bastante, o que a torna muito vantajosa para locais que precisam produzir muitas cópias. Enquanto as impressoras a jato de tinta utilizam cartuchos, impressoras a laser utilizam toner, que são um pouco mais econômicos. As impressoras a laser são chamadas assim devido ao seu processo de impressão: o toner da impressora é aquecido através de um laser que transfere o pigmento para o papel.
Impressoras Multifuncionais: com o passar do tempo, nossas demandas mudaram muito, e as impressoras precisaram se renovar, deixando de apenas imprimir e passando a funcionar também como scanner, copiadora, fax, dentre outras funções. Foi dessa forma que surgiram as impressoras multifuncionais, que receberam este nome justamente por desempenhar diversas funções ao mesmo tempo. É possível encontrar impressoras multifuncionais tanto a jato de tinta, quanto a laser, e a escolha por uma ou outra depende de suas aplicações. A jato de tinta continua sendo uma boa opção para uso doméstico, enquanto multifuncionais a laser são mais econômicas para escritórios e empresas. Esse tipo de impressora costuma ser bastante compacta e possui um custo benefício bem interessante, pois elimina uma série de aparelhos que ocupam muito espaço e gastam eletricidade.
Impressora 3D: existem muitos modelos de impressoras 3D, mas o mais utilizado funciona através da sobreposição de camadas entre o material escolhido (que pode ser resina, plástico, etc) e uma cola especial. A impressora 3D vai desenhando camada por camada do objeto até chegar a forma planejada originalmente. Esse tipo de impressora já existe a algum tempo, sendo muito utilizada na criação de moldes, modelos e protótipos de teste para a indústria; porém o processo se popularizou tanto que, hoje em dia, elas são utilizadas para diferentes finalidades, da fabricação de todo tipo de produto e não é difícil encontrar impressoras 3D para serem utilizadas em casa por valores bastante acessíveis.
Agora que você conhece os principais tipos de impressoras, é só escolher a que mais se adequá a sua rotina e necessidades!