Com o emprego das novas plataformas virtuais de armazenamento, como Google Drive e o Dropbox, nota-se uma considerável redução na utilização dos papéis dentro das empresas, se comparado com décadas passadas. Ponto positivo!
Todavia, é perceptível o aumento no desperdício desses papéis, que acabam, muitas das vezes, sendo mal utilizados pelos funcionários. Economizar papel e fazer bom uso dele ficou cada vez mais difícil.
Arquivos antes físicos agora podem ser acessados de qualquer lugar. Os papéis, ora tão necessários para o andamento da rotina profissional, agora perderam um pouco de utilidade. O grande desafio é saber fazer o bom uso para, desse modo, agregar a conscientização com a redução de custos.
Pensando nisso, listamos quatro dicas que podem ajudar as empresas a adquirirem o hábito de economizar papel. Confira:
1. Controle
É necessário ter um controle completo de todas as impressões, cópias ou xerox feitas durante o dia. Deixar uma pessoa responsável por isso é fundamental. Somente tendo a quantidade equivalente de papéis gastos no mês, é que será possível estipular alguma meta de redução para o próximo período.
Evidentemente que medidas como essa exigem um ˜jogo de cintura˜ do gestor. Nada pode parecer forçado ou imposto. Deve ser um trabalho de conscientização, ou seja, todos cientes que, mais do que seguir uma norma, estarão contribuindo para algo maior. Economizar papel não é tarefa fácil.
2. Reaproveite
Nada de usar papéis com informações irrelevantes uma só vez. Eles têm muitas finalidades! Podem servir como bloco de notas, rascunhos, testes e também para serem utilizados mais de uma vez na impressora.
3. Consciência financeira e sustentável
Embora não exija um alto investimento financeiro, os papéis têm seu custo. Isso deve ser levado em conta, afinal, todo empreendedor está em constante busca para a diminuição de custos em sua empresa. Traçar um planejamento de gastos e uma perspectiva de economia vai assegurar bons resultados e um panorama completo.
O lado sustentável não deve ser esquecido. Economizar papel, principalmente em ambientes profissionais, é muito importante para a diminuição de problemas ambientais.
4. Deixe a impressora configurada
Em alguns modelos de impressora, é possível configurar para estabelecer um limite de cópias e ajustá-la para impressões em frente e verso. A medida controla o número de cópias feito pelos funcionários e ajuda a economizar papel.